EMP: Plano de Negócio: Parte 2

Boa noite pessoal,

Hoje vamos continuar com nosso estudo, estamos na parte 2 do Plano de Negócio.

Vamos lá:

Primeiros Passos

Um empreendedor, na fase de desenvolvimento do seu produto ou serviço, não precisa necessariamente de plano de negócio complexo como parte de sua estratégia. Elementos importantes do seu plano podem variar muito dependendo de fatores como: estágio de desenvolvimento, métodos de comercialização, tamanho e complexidade do mercado potencial.

O importante é definir os objetivos primários do projeto,  buscando toda informação relevante para o processo de elaboração de seu plano de negócio.


Construindo uma estrutura gerencial


Independentemente do estágio de desenvolvimento em que sua empresa se encontra, é preciso construir uma estrutura de gestão forte
e bem estruturada. Os pontos-chaves de sua organização devem ser corretamente preenchidos para facilitar o cumprimento dos objetivos de sua organização.

Caso haja o interesse em buscar recursos financeiros por meio de investidores e/
ou instituições financeiras, a falta de uma organização bem definida  e estruturada pode levar a uma visão pessimista  quanto ao sucesso da sociedade. Entretanto, ideias brilhantes de
produtos e/ou serviços podem proporcionar uma boa perspectiva caso a companhia demonstre que tem capacidade de gerenciar suas operações de forma efetiva.

Potenciais  investidores ou instituições financeiras querem saber se a empresa pode produzir seus produtos, além de vender e distribuir com sucesso em meio à intensa concorrência.

Mesmo em casos de lançamento de novos produtos, a concorrência estabelecida no mercado poderá acompanhar seu sucesso inicial. Caso sua equipe de gestão esteja preparada para seguir as definições dos executivos de produção, marketing e finanças,  sua empresa poderá ter grandes chances de sucesso.

Em alguns casos, potenciais investidores podem ajudá-lo a preencher sua organização com pessoas-chave, mas muitos deles se afastam  das empresas que não apresentam uma boa estrutura de gestão, dando preferência a investimentos em empresas melhor estruturadas.

Preparando seu Plano de Negócio

Existem diversas formas de elaborar um plano de negócio, mas não existe uma formatação única ou um padrão para seu desenvolvimento. A profundidade e qualidade das informações vão definir o trabalho e o tempo dispendido
na elaboração do plano de negócio. A seguir, descrevemos um sumário  dos itens que acreditamos ser um guia simplificado e eficaz para elaboração do seu plano de negócio.

Sumário executivo
História da empresa
O produto/serviço
O mercado
A concorrência
Marketing
Manufatura e operações
Equipe de gestão
Projeções financeiras

Embora nosso objetivo seja de ajudar  a desenvolver seu plano de negócio, enfatizamos a necessidade de que exista um envolvimento
ativo da equipe de gestão em todos os aspectos do processo de planejamento. O empreendedor e sua equipe devem assumir a preparação do plano de negócio, estabelecendo a visão geral do plano, sua aplicação, seus prazos e objetivos. Esse exercício
é parte importante do planejamento estratégico das organizações que encontram-se melhor estruturadas.


 Bom por hoje já esta bom...
Continuamos na próxima quinta.

Caso nãoo viu a Parte 1, segue o link: Clique Aqui

Autor: Eddie



Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS